Quarteto de Cordas
da Cidade de São Paulo

Eduardo Monteiro
(pianista convidado)

Fundado há 70 anos por Mário de Andrade, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, considerado um dos mais notáveis grupos de câmara da América latina, estará se apresentando pela primeira vez na cidade de Uberlândia. Três vezes premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio “Carlos Gomes” 2003 como o melhor conjunto de câmara do país, o quarteto virá acompanhado pelo pianista Eduardo Monteiro, vencedor do III Concurso Internacional de Piano em Colônia (Alemanha) e detentor do Prêmio “Carlos Gomes” na categoria “Revelação”, em 2004.

 

DIA 24/06 - 20:00 hs

Teatro Rondon Pacheco
Rua Santos Dumont, 517
Uberlândia - MG

Ingresso: R$ 20,00 (Inteira); R$ 10,00 (Meia)

 

Artistas:

Quarteto de Cordas
da Cidade de São Paulo

Considerado um dos mais notáveis grupos de câmara da América Latina, acumula três premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Carlos Gomes de 2003. Corpo estável de longa tradição da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – foi fundado em 1935 por Mário de Andrade – sua atual formação reúne músicos de intensa atividade no Brasil e prestígio internacional.

 

 

 

Betina Stegmann
(Violino)

Diplomada pela Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, aperfeiçoou-se em Tel-Aviv, Israel. Atuou como recitalista e solista na América Latina, EUA e Europa e gravou para as emissoras WDR (Alemanha) e RAI (Itália). Integra o Quinteto D’Elas e é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos.

Nelson Rios
(Violino)

Bacharel pela Faculdade Mozarteum, freqüentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA, com bolsa Vitae. Foi fundador do Quinteto Ravel (atual Quinteto da Paraíba) e integrou as orquestras Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau, e Jazz Sinfônica, entre outras. É membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e Sinfônica da USP.

Marcelo Jaffé
(Viola)

Premiado aos 14 anos em concurso nacional da Universidade de Brasília, aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos EUA. É professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

Robert Suetholz
(Violoncelo)

Nascido em Milwaukee, EUA, obteve mestrado pela Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA). Foi spalla dos violoncelos da Israel Sinfonietta, e no Brasil, das orquestras sinfônicas da USP e do Estado de São Paulo. É chefe de naipe da Sinfonia Cultura e professor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

 

Eduardo Monteiro
(piano)


O carioca Eduardo Monteiro é considerado um dos grandes expoentes do piano no Brasil. Sua sólida formação foi adquirida através de estudos em diversos países. No Brasil concluiu o Bacharelado em 1987 e o Mestrado em 1993, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; na França obteve o título de Doutor em Musicologia pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2000, e aperfeiçoou-se com o pianista Dominique Merlet; na Itália, durante a temporada de 1996-97 foi um dos cinco pianistas selecionados no mundo pela Fondazione Internazionale per il Pianoforte, no Lago de Como, para trabalhar sob a orientação de músicos como Alexis Weissemberg, Leon Fleisher, Dmitri Bashkirov, Fou Ts’ong, Karl-Ulrich Schnabel, Rosalyn Turek e Charles Rosen ; e finalmente, nos Estados Unidos, obteve em 2002 o Artist Diploma do New England Conservatory of Music de Boston, na classe de Wha-Kyung Byun.

Ainda muito jovem, conquistou as principais premiações de piano no Brasil. No exterior, alcançou, por unanimidade, o primeiro lugar no III Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, em 1989, obtendo ainda o prêmio de “Melhor Intérprete de Beethoven” por sua versão do Concerto n° 4. Foi laureado também com o terceiro lugar no II Concurso Internacional de piano de Dublin, Irlanda, em 1991, e no ano seguinte, com o prêmio de finalista no IX Concurso Internacional de Piano de Santander, Espanha.

Eduardo Monteiro realizou turnês na Alemanha, Espanha, Irlanda, Rússia, Itália, Suíça, Portugal, Estados Unidos e América Central. Foi solista das principais orquestras do país, tais como Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Estado de São Paulo, Petrobrás Pró-Música, Sinfônica de Porto Alegre, e de renomadas orquestras do exterior, incluindo Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de Munique, Orquestra de Câmara de Viena, Sinfônica de Novosibirsky, Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola, Sinfônica Nacional da Irlanda, Filarmônica de Bremen, Sinfônica da Westfalia. Dentre os Maestros com os quais se apresentou destacam-se Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Philippe Entremont, Arnold Katz, Sergiu Comisiona, Asher Fisch, Emil Tabakov, Kirk Trevor, Isaac Karabitchevsky, Roberto Tibiriçá, Eleazar de Carvalho, Kees Bakels, Ralf Weikert, Walter Gillesen. Realizou gravações para as rádios Bayerischer Rundfunk, NDR, WDR, Hessincher Rundfunk, Süddeustcher Rundfunk (Alemanha), Rádio Telefis Eireann (Irlanda) dentre outras.

Em 2002 tornou-se Professor Doutor de piano do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolve um trabalho de formação com jovens pianistas.

A agenda de Eduardo Monteiro para 2003 incluiu début no Wigmore Hall de Londres, turnês na Inglaterra e Irlanda, palestras na Sorbonne (Paris), King’s College, (Londres) e Maynouth University (Irlanda), solos com a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e com a Orquestra de Câmera da USP, além de vários recitais pelo país. Em 2004, foi solista da OSPA, da Sinfonia Cultura e da OSUSP; apresentou o Quinteto de Henrique Oswald com o Quarteto da Cidade de São Paulo; e realizou recitais em São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades do país.

Neste mesmo ano foi agraciado com o “Prêmio Carlos Gomes de Música”.

Programa:

Ludwig van Beethoven
 

Quarteto op.95

Allegro con brio
Allegretto ma non troppo
Allegro assai vivace, ma serioso
Larghetto espressivo;
Allegretto agitato

Intervalo  
Henrique Oswald

Quinteto em Dó Maior para piano e cordas

Allegro moderato
Scherzo - Prestissimo
Molto adagio
Molto allegro
(Eduardo Monteiro - piano)